domingo, 12 de janeiro de 2014

Viagem a Andaluzia - começando

Para esse réveillon e início de ano, resolvi largar mão do verão e da praia para fazer um passeio diferente. Vim para a Espanha, aproveitando a hospedagem em Valência na casa do meu namorado. Depois de muito pesquisar (tá bom, só jogamos no google algumas vezes), escolhemos a Andaluzia (Sevilha, Ronda, Málaga, Córdoba e Granada, nessa ordem). Fomos e voltamos de trem (o que pode ser facilmente feito a partir de Barcelona e Madrid também), e os trajetos internos fizemos de ônibus. 
Achei a Andaluzia um passeio ideal para esta época. Apesar de ser inverno, pegamos todos os dias de temperaturas amenas, acima dos 12 graus quase sempre, e muito sol! Vou separar em mais posts para detalhar mais. Espero que gostem! 


1. Chegando na Espanha:
Voei com a KLM, holandesa, fazendo escala em Amsterdam. Viajei dia 24/dez, durante a noite de natal, uma vez que estava muchissimo mais barato e que as comemorações natalinas da minha família já tinham passado.
Valência é linda, muito organizada e com muito sol. Há bastante coisa para se ver na cidade, mesmo no inverno. O rio que passava no meio da cidade foi desviado e no seu lugar agora está o Parque del Turia, que rende uma longa e agradável caminhada, terminando na Cidade das Artes e Ciências. 
Parque del Turia

Cidade das Artes e Ciências

Esta primeira construção da Cidade das Artes e Ciências (da foto acima) é um teatro. Há também um completo aquário (prepare o bolso para algo em torno de 30 eurinhos para a entrada), e um espaço para feiras e exposições. Ali do ladinho está também uma baladinha a céu aberto que, segundo indicações, é legal. Porém fecha no inverno, uma vez que Valência é bastante universitária e nesta época os estudantes estão de férias. Se chama L'Umbracle.
Além dela, há um bairro boêmio em Valência onde se concentram bares e baladas, o Barrio del Carmen. Vários barzinhos oferecem free shots (chupitos) e a atmosfera é bem agitada.
Não se pode sair de Valência sem comer uma paella. A autêntica paella Valenciana leva, dentre outros ingredientes, frango, coelho e peixe. Para quem não quer se aventurar tanto tem a paella de marisco, de frutos do mar. A variedade El señorito vem sem cascas (dos mariscos, camarões...) e é uma boa pedida.
Uma bebida típicamente Valenciana é a Horchata. É feita do tubérculo de uma planta conhecida como chufa; tem um aspecto bastante leitoso, é servida fria e tem um gosto exótico que lembra bem de longe avelã, mas tem que experimentar para saber.
Minha última dica de Valência serve para várias outras cidades da Espanha e se chama 100 Montaditos. Ao se viajar pela Europa, um dos maiores gastos diz respeito à alimentação. Quem vai com budget limitada que nem eu acaba comendo Mc Donalds, BK, Subway e outras porcarias. Na rede 100 Montaditos você escolhe entre os 100 mini sanduíches (Montaditos) do cardápio. Nas quartas-feiras e domingos, quase todos os itens do cardápio são1 eurinho, incluindo o Tinto de Verano (adoroo!) e a cerveja. Nas segundas-feiras os mini sanduíches são 50 centavos. Dá para comer 4 sanduíches de salmão com cream cheese com 2 euros!!

Bom, nos próximos posts falarei sobre a Andaluzia mesmo:
1) Sevilha
2) Ronda
3) Málaga
4) Córdoba
5) Granada

Beijinhos, D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que achou?