segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sobre bares, guarnapos e poemas

Hoje vim compartilhar com vocês uma das minhas descobertas literárias mais preciosas e que ocupa um grande espaço no meu coração:  o projeto "Eu me chamo Antônio".  O criador desse maravilhoso projeto chama-se Pedro Gabriel, publicitário de 29 anos que despeja sua criatividade em forma de poesia escrevendo em guarnapos.


"Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida - suas alegrias e tristezas - em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada." - http://eumechamoantonio.com/

Os guarnapos contém poesias delicadas ou sarcásticas e com muitos jogos com palavras, fazendo delas obras tão geniais quanto as de Leminski. Impossível não ficar encantado com alguma delas, todas bem curtinhas para caber nos guardanapos, e muitas vezes acompanhadas de desenhos feitos pelo próprio autor.










O "Eu me chamo Antônio"tem página do facebook, tumblr, instagram e ao final do ano passado foi lançado um livro reunindo cem poemas selecionados pelo próprio Pedro Gabriel.

O livro "Eu me chamo Antônio" foi lançado pela editora Intrínseca e custa R$29,90, além de estar disponível em várias livrarias (comprei o meu na livraria Cultura do Shopping Curitiba - Curitiba). Um detalhe que eu adorei do livro foi a última página, em que o autor deixa uma página em branco para que você escreva seu próprio poema :)

Ah! E se ficarem curiosos para saber mais sobre o autor aqui no site da farm tem uma entrevista super legal com o Pedro Gabriel.

Beijos,

B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que achou?