quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Andaluzia: Málaga e Córdoba

Depois de conhecermos Sevilha e Ronda, seguimos para Málaga e então para Córdoba.
Málaga faz parte da Costa do Sol e é um agitado balneário de verão. Terra natal de Pablo Picasso, no inverno é menos agitada, mas mesmo assim vale a pena passear pela orla e pelo Castelo de Gibralfaro. 


Reservamos apenas um dia e uma noite para Málaga, mas foi bastante corrido e deixamos de ver alguns lugares. Tanto para o trecho Ronda - Málaga, quanto para o Málaga - Córdoba, viajamos com a empresa Alsa. (~15 euros/trecho).


Aqui vale a mesma regra de Ronda: jogue sua preguiça fora e suba o caminho que leva ao Castelo de Gibralfaro. A vista é maravilhosa e, em dias claros, é possível ver a África (!!!)
Inicialmente construído em 929 pelos fenícios, Gibralfaro foi transformado em Castelo em 1340.


Logo embaixo do Caminho de Gibralfaro está o Alcazaba de Málaga, contruído no século XI. A entrada para estudantes tem um preço muuy amigo de 60 centavinhos.


O Castelo tem forte influência moura e ainda se pode visitar um teatro romano datado do século I A.C.


Se o tempo tiver bom, sente-se em um dos restaurantes e bares do Passeo de la Farola.
¡que aproveche!




Córdoba é Patrimônio Mundial da UNESCO e várias de suas construções são datadas do período de dominação muçulmana (a partir de 936). A ponte romana e a Mesquita-Catedral são os pontos imperdíveis da cidade.  

A impressionante catedral de Córdoba é uma mesquita islâmica medieval que foi transformada em catedral católica.

856 colunas de mármore, ônix, granito ou jaspe foram retiradas de um templo romano que ocupava o local anteriormente. Os arcos listrados contrastam com a parte católica construída posteriormente:


Para quem tiver tempo, o Alcazar de los Reyes Cristianos e o Museu Arqueológico são boas pedidas.
Passei os dias 5 e 6 de janeiro em Córdoba. 6 de janeiro é o Dia de Reis, muito comemorado na Espanha, sendo talvez mais importante que o natal e que o réveillon. Assistimos ao desfile, dia 5 ao final da tarde, onde curiosamente quem desfila joga uma imensa quantidade de balas e presentinhos para quem está vendo o desfile (as vezes é necessário se proteger dos objetos arremessados, fique atento!).

(O pessoal da organização me ganhou com o Gru e com um carro de Minions logo no início hehe)

Sem muito esforço arrecadamos váárias balinhas.

Porém se programe: dia 6 é feriado na Espanha e toodas aquelas pessoas que estavam na rua dia 5 vão sumir. Apenas alguns bares e restaurantes abrem nesta data, e em horário mais restrito.

Para quem procura um bar de tapas para um final de tarde agradável, a Bodega Quitapenas, perto da praça Constitucion, pode ser uma boa pedida.

E por fim, para quem gosta de umas comprinhas, Córdoba tem Primark (loja irlandesa de roupas, sapatos e acessórios com preços de enlouquecer) no centro comercial El Arcangel.


O próximo e último post da Andaluzia é sobre a linda Granada, até lá!
Saludos, D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que achou?