sábado, 15 de março de 2014

Obsessão Infinita

Para quem nunca ouviu falar, Yayoi Kusama é uma das artistas japonesas mais importantes em atividade. Com 84 anos, ela vive, por vontade própria, em uma clínica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, onde cria e produz suas obras. A marca registrada de Yayoi são pois, vulgo bolinhas. Muitas delas.



Sua exposição chamada "Obsessão Infinita" está percorrendo a América Latina. São cerca de 100 trabalhos entre pinturas, trabalhos em papel, esculturas, vídeos, apresentação de slides e instalações, que cobrem o período de 1949 a 2012. 





No Brasil, começou no Rio de Janeiro, onde teve 750 mil visitantes durante pouco mais de três meses. Atualmente, a exposição está em Brasília e estará em São Paulo a partir do dia 21 de maio.



Segundo um dos curadores da mostra, Philip Larratt-Smith, o trabalho de Yayoi é uma autêntica expressão de sua condição psicológica única: ela sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e de alucinações. "As bolinhas são a sua assinatura porque são as que melhor representam esses estados mentais. Fiquei surpreso e feliz com o grande público no Rio e espero que o sucesso se repita em Brasília. Observei que a exposição inspirou grande alegria nos visitantes".



Yayoi também deixou sua marca no mundo da moda. Em parceria com a Louis Vuitton lançou a coleção "Infinitely Kusama", que contou com roupas, bolsas, sapatos e acessórios com a icônica estampinha de bolinhas.



Já virei superfã! E vocês?

Beijinhos, D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai, o que achou?